Atenção
FecharA crise não perdoa. E, consequentemente, o quadro das maiores empresas de mineração do mundo está sendo bastante afetado. Nomes famosos dão lugar a quase desconhecidas em uma verdadeira dança das cadeiras.
A presença marcante dos países emergentes como o China e Brasil se faz sentir entre as 20 maiores. Entre estas a Índia é representada apenas pela NMDC uma estatal que lavra minério de ferro e está em 14 lugar. Hoje as mineradoras destes três países já correspondem a 35% do market value das 20 maiores mineradoras do mundo.
Na lista das mega-globais a BHP continua, sem competição, como a maior do mundo seguida pela gigante Brasileira Vale. Em terceiro lugar aparece uma ilustre desconhecida, a Chinesa Shenhua (carvão e energia) que sem muito alarde tomou o lugar da combalida Rio Tinto que precisa desesperadamente dos US$19.4 bilhões que outra chinesa a Chinalco, promete injetar.
O Brasil tem, também, a CSN entre as 20 maiores aparecendo na frente da gigante Xstrata e das famosas Kumba, Anglo Platinum, Norilsk e Gold Fields.
Fonte: Geologo.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa
Seção:
Publicação: 26/02/2009