Atenção
FecharA proposta que orientou as mudanças, conta o sócio-diretor Carlos Alberto Barros de Castro, foi aproveitar o que havia de positivo na estrutura anterior e reforçar o foco no cliente. `A empresa atuava com diretorias voltadas para cada um de nossos serviços, de forma que um mesmo cliente poderia ser atendido por dois diretores em áreas diferentes, como se existissem duas empresas também diferentes`. A nova estrutura permitirá um atendimento ao cliente de forma mais integrada, sem dispersão de esforços.
A Diretoria Comercial foi reforçada com parte da extinta direção de Relacionamento e abriga agora as filiais menores da empresa. Adicionalmente, os clientes corporativos de maior porte ganharam superintendentes específicos. `São clientes com necessidades e demandas específicas e que, por isso, necessitam de um outro tipo de tratamento`, aponta Barros.
Atenta às novas tendências no mercado de tecnologia da informação, a Politec investiu R$ 2 milhões para alcançar a certificação no nível dois do CMM (Modelo de Maturidade de Capacidade de Software, em português), que será entregue hoje à noite, na sede de Brasília, pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI - Software Engineering Institute). O processo, que exigiu o treinamento de 85 funcionários da Fábrica de Software e a participação direta de outros dez profissionais da empresa, foi concluído em 14 meses, dez meses a menos do que o prazo médio observado no mercado.
Ainda hoje, a Politec assina com a ISD Brasil, subsidiária da norte-americana ISD-Integrated System Diagnostics, o contrato de consultoria para preparar a Fábrica de Software para progressão ao nível três do CMM. Nessa etapa, que deverá consumir 17 meses, Barros estima que os investimentos poderão superar R$ 2 milhões, já que será exigido padronização e integração do desenvolvimento e manutenção segundo um processo de software padrão.
Ferramenta estratégica
A certificação é encarado como uma ferramenta estratégica. `As empresas com CMM têm maior pontuação nas concorrências, porque a certificação assegura a confiabilidade do serviço e sua qualidade`, afirma Barros.
No ano passado, a Politec realizou um faturamento de R$ 328 milhões, crescendo 38,4% em relação aos R$ 237 milhões faturados em 2001. O aumento resultou na contratação de 100 funcionários por mês, em média, ampliando o quadro para cerca de 5 mil empregados. Neste começo de ano, como resultado de 12 novos contratos firmados ao longo de 2002, o faturamento médio mensal aproxima-se de R$ 34 milhões a R$ 35 milhões, representando um incremento de 28% sobre a receita mensal média de 2002. A previsão - `bem realista`, adianta Barros - é de manter o mesmo faturamento mensal até o final do ano e atingir uma receita de R$ 420 milhões em todo o exercício.
Fonte: Gazeta Mercantil
Seção: Cursos & Eventos
Publicação: 19/02/2003