Atenção

Fechar

Banner
Biblioteca

Metais & Ligas | Zinco | Informações Técnicas

Resumo: Zinco e suas ligas

Definição
O Zinco apresenta densidade de 7,13 g/cm3 , ponto de fusão de 419 °C e forma cristalina hexagonal compacta. Possui alta resistência à corrosão, graças à produção de um óxido protetor à temperatura ambiente. É bastante maleável entre 100 e 150 °C, podendo ser laminado em chapas e estirado em fios. Apresenta pouca resistência ao ataque de ácidos usuais e de soda. O zinco pode ser encontrado na forma de placas, lingotes, chapas, grãos e pó.

Uma das suas principais funções na indústria é na forma de camada protetiva para peças e equipamentos de aço, constituindo o chamado aço galvanizado. Além disso, é muito utilizado em baterias, pigmentos, pinturas orgânicas e inorgânicas, como agente redutor em processos químicos e como aditivo na produção de produtos de borracha.

 


Mina de zinco

Classificação
O zinco é classificado é duas grandes famílias: zinco primário e zinco secundário. O zinco primário representa 80% da produção atual, e o seu principal processo de produção é o eletrolítico, que consiste na dissolução do óxido ustulado em ácido sulfúrico, seguido de um processo de eletrólise, na qual o eletrólito, rico em zinco, entra em células eletrolíticas com ânodos de ligas de chumbo e cátodos de alumínio. O zinco se deposita neste último, sendo periodicamente retirado para posterior fusão e transformação em placas.


Lingotes de zinco primário

O zinco secundário, por sua vez, é reciclado e representa 20% do total atualmente produzido.

 


Sucata de zinco para reciclagem

Qualidade e Aplicações
O zinco é dividido em cinco grandes áreas de aplicação:

· Revestimentos e ânodos para proteção anti-corrosão de ferros e aços;
· Ligas fundidas à base de Zinco;
· Elemento de liga para ligas de cobre, alumínio, magnésio e outros;
· Ligas trabalhadas de zinco;
· Produtos químicos.

 


Peça de aço galvanizado

« Voltar