Atenção

Fechar

Biblioteca

Metais & Ligas | Estanho | Informações Técnicas

Resumo: Estanho e suas ligas

Definição
Possui ponto de fusão de 232 °C, peso específico de 7,3 g/cm3 , forma cristalina tetragonal e coloração branca prateada. É um material mole, dúctil e maleável, que possui baixa resistência mecânica e elevada resistência à corrosão, sendo empregado na forma de chapas, folhas e fios estanhados e como elemento básico de certas ligas, como algumas para mancais e soldas, ou como elemento secundário de ligas importantes, como o bronze. Sua principal aplicação é na estanhação, por imersão a quente ou eletrodeposição, de chapas ou folhas de aço, originando as chamadas folhas de flandres. Também é bastante utilizado em dispositivos de segurança contra o fogo, em alarmes, metais de soldagem e vedação.

 

  
Barras de estanho e folha de flandres

 

Classificação
O estanho é dividido, de acordo com a sua aplicação em soldagem, nos seguintes tipos:

· Comercialmente puro: plantas de destilação, no transporte de água de alta pureza, e outras aplicações que requerem a utilização de materiais quimicamente inerte.
· Solda de estanho antimonial: soldagem de equipamentos elétricos, juntas de tubulações de cobre, e bobinas de resfriamento de equipamentos refrigeradores.
· Solda-prata : Composta basicamente de 95% de Sn e 5% de Ag.  Utilizada na soldagem de componentes de aplicação elétrica e de alta temperatura.
· Solda-prata eutética: propriedades e aplicações semelhantes à solda prata comum. A única diferença é que possui uma quantidade maior de estanho.
· Solda-branca : existem dois tipos. Um com 70% de Sn, utilizado na junção e no revestimento de metais, e outro com 60% de Sn, utilizado na soldagem de equipamentos eletro-eletrônicos, especialmente na soldagem de circuitos impressos.
· Solda eutética: soldagem de produtos eletrônicos.

 

  
Eletrodo e fio de solda
       

 

Além da aplicação em solda, o estanho é muito utilizado em revestimentos, puro, em produtos químicos, como principal elemento de liga e como elemento de liga secundário.

 

« Voltar