Atenção

Fechar

Biblioteca

Artigos Técnicos

Artigo Científico | Geral Siderurgia | Português | 21/09/2004

Utilização de um aparato em escala de laboratório para o estudo da recuperação do cromo contido em resíduos gerados na produção de aço inoxidável

Autores: Jorge Alberto Soares Tenório, Pedro José Nolasco Sobrinho

Palavras-chave: aço inoxidável, and briquette, chromium, cromo, dust, lama e briquete, poeira, sludge, stainless steel

Resumo: Os resíduos gerados no processo de fabricação de aço inoxidável representam um problema para as siderúrgicas devido ao teor de metais pesados e à forma hexavalente do cromo. Visando a contribuir para o desenvolvimento de um processo que possa tratar esses tipos de resíduos, foi realizado o presente estudo. Quatro diferentes tipos de resíduos, sendo uma poeira e três lamas, foram caracterizados utilizando várias técnicas. Depois, os resíduos foram aglomerados na forma de briquetes juntamente com a liga FeSi75, utilizada como redutor. Além da liga FeSi75, a cal ou a sílica (dependendo da composição química do resíduo) foi adicionada à composição do briquete para o ajuste da basicidade binária da escória que seria formada no experimento. Foram fabricados três briquetes com cada tipo de resíduo para a realização dos experimentos de fusão - introdução de briquetes em aço líquido a 1570, 1600 e 1635ºC e retirada periódica de amostras de aço do banho. Para a fusão do aço e do briquete, foi utilizado um aparato experimental em escala de laboratório. Verificou-se que o cromo que se encontrava no resíduo foi completamente incorporado ao aço para determinadas condições experimentais. O tempo necessário para se atingir esse percentual de incorporação foi de cerca de 15 minutos na temperatura de 1635ºC.

Abstract: Currently the Brazilian stainless steel production is around 350.000t per year. The stainless steel industries generate more than 7,000t of dusts with high amount of chromium, nickel, and iron. These wastes represent a problem to the stainless steel industries due to their high content of chromium, nickel, led and iron. The solution to this problem can be in the recycling of these wastes. The first step in this research was the characterization of these wastes. Twelve briquettes were prepared using the wastes (dust/sludge), Fe-Si, CaO and SiO2. The briquettes were introduced in molten steel at three different temperatures (1570, 1600 and 1635ºC). A bench-scale piece of equipment was used to melt the steel. A high recovery of chromium (100%) was found. The time required to recover chromium was about 15 minutes at 1635ºC.

Clique aqui para ler na íntegra

REM - Revista Escola de Minas

« Voltar