Atenção

Fechar

Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Aços para Ferramentas e Matrizes

12 - Conclusões

As especificações mais recentes dão a entender que muitos dos tipos de aços para ferramentas apresentados neste capítulo não são mais usados (Essas especificações estão incluídas no capítulo “Wrought Tool Steels” do Metals Handbook – 10ª edição- vol.1 – Properties and selection: Irons, Steels and High-performance Alloys – 1990 – ASM International – 747 e seg.).

 

Além disso, pequenas alterações de composição química apenas têm sido feitas. Apesar de não ter havido grandes mudanças nos tipos de aços-ferramentas disponíveis, a qualidade do material vem melhorando paulatinamente nos últimos vinte anos, o que é facilitado pelo fato de que muitos produtores desses tipos de materiais se especializam em determinados produtos apenas. Outro ponto a considerar é a evolução da técnica de produção de aços para ferramentas através da metalurgia do pó.

 

Finalmente convém lembrar que a qualidade da ferramenta depende muito do tratamento térmico a que a mesma é submetida depois de confeccionada. Esse tratamento pode ser complexo e exige do tratador profundo conhecimento das características estruturais do material.

« Voltar