Atenção

Fechar

Banner
Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Aços para Mancais

2 - Aços para mancais

No sentido mais amplo, os aços para mancais podem ser divididos em categorias destinadas a serviço normal, a serviço a alta temperatura e a serviço sob condições corrosivas.

Os mancais para condições normais de serviço correspondem a praticamente a 95% de todos os elementos de mancais e são aplicados nas seguintes condições (175):

- temperatura máxima de 120 a 150 graus C, embora possa ser tolerada temperatura até 175 graus C, por curto prazo de tempo;

- não devem ser aplicados em temperaturas abaixo de -50 graus C;

- as superfícies de contato devem ser lubrificadas com óleo, graxa ou neblina;

- as máximas tensões de contato Hertzianas devem ser da ordem de 2,1 a 3,1 GPa.

Esses materiais devem apresentar igualmente tenacidade e estabilidade microestrutural às temperaturas extremas, devido ao fato desses elementos estarem sujeitos a ações de vibrações, choques, desalinhamento, detritos e manuseio. Finalmente, devem apresentar adequada dureza superficial, resistências ao desgaste e à fadiga.

Os tipos mais comuns de aço para mancais são de alto carbono (1,00%), utilizados no estado temperado e revenido ou endurecido superficialmente. Utilizam-se também aços de baixo carbono (0,20%), empregados no estado cementado (175).

Os de alto carbono tratados termicamente suportam melhor as tensões de contato e oferecem melhor estabilidade dimensional sob extremos de temperatura, em função do teor mais baixo de austenita retida.

Os de baixo carbono cementados têm a vantagem de apresentar um núcleo mais tenaz que resiste mais, através da secção, aos efeitos de tensões que aparecem devido a asperezas, mau alinhamento e detritos.

A Tabela 72 (175) apresenta as composições de aços para mancais de alto carbono.

 

Tabela 72 – Composição química de aços de alto carbono para mancais

 

Aço

Composição química, %

C

Mn

Si

Cr

Ni

Mo

AISI 52100

1,04

 

« Voltar