Atenção

Fechar

Banner
Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Aços para Nitretação

2 - Aços para nitretação

Os processos atuais de nitretação permitem que uma grande variedade de aços possa ser submetida a essa prática de tratamento superficial, desde aços simplesmente ao carbono até aços ligados.

 

Quando o processo mais comum de nitretação era o processo a gás, foram desenvolvidos alguns tipos de aços contendo como elementos de liga fundamentais o alumínio, o cromo e o molibdênio, porque os mesmos, nas condições de nitretação gasosa, facilitavam a formação de nitretos estáveis à temperatura ambiente. Esses aços foram designados “Nitralloy” e são utilizados correntemente.

 

Os teores e os efeitos dos elementos de liga acima mencionados, além do carbono, são os seguintes:

 

- carbono – 0,30% a 0,45% - confere ao aço não só temperabilidade como também suporte adequado á camada nitretada extremamente dura e muito fina;

 

- alumínio e cromo – 0,85% a 1,20% e 0,90% a 1,80% respectivamente – são elementos que formam prontamente nitretos; quanto maior a quantidade desses elementos dissolvidos na ferrita, tanto mais fácil a difusão do nitrogênio e tanto mais espessa a camada nitretada para um tempo de nitretação determinado;

 

- molibdênio – 0,15% a 0,45% - diminui a fragilidade de revenido e confere resistência ao revenido às temperaturas de nitretação (não há revenido na nitretação; mas devido às temperaturas usadas no processo, poderia ocorrer o fenômeno da fragilidade de revenido, evitado pela presença do molibdênio).

 

- níquel – normalmente ausente, é adicionado em teores de 3,25% a 3,75%, quando se deseja um núcleo de dureza mais elevada.

 

 

Tabela 69 – Efeito de elementos de liga em relação à formação de nitretos

 

Elemento

Nitretos que se formam (com amônia)

Efeito sobre o endurecimento superficial

              Manganês             

Mn3N5

Quase nulo

Níquel

-

Sozinho, nulo

Cromo

Cr2N, CrN

Forte

Alumínio

Al3N3

Muito forte

Molibdênio

-

Medíocre; junto com o cromo, mais forte (aumenta a penetração)

Tungstênio

Nenhum

Nulo

Titânio

TiN

Bastante forte, máximo com o Cr

« Voltar