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Estas são as molas manufaturadas a partir de tiras de aço que são, em seguida, geralmente reunidas em feixes.
Os aços para molas de pequena espessura (inferior a 1/8”) podem ser fornecidos nas condições seguintes: laminada a quente, laminada a frio e recozida, temperada e revenida. Os aços de carbono mais baixo SAE 1045 são usados no estado laminado a frio, sem necessidade de têmpera e revenido, quando a mola for de pequena espessura (1/16” ou menos), quando não for solicitada com elevadas cargas e também quando o baixo custo for fator importante.
Os aços de carbono mais elevado, assim como os aços-liga, suportam condições de serviço mais severas.
Em molas fabricadas a partir de tiras laminadas a frio ou já temperadas e revenidas, o único tratamento térmico usado, depois de conformada, é um aquecimento para alívio de tensões, realizado durante
As molas fabricadas a partir de aço-carbono laminados a quente ou recozidos exigem têmpera e revenido. O aquecimento para a têmpera varia de
Tratando-se de aços-liga – dos tipos SAE 6150, 9260 ou 8650 – as temperaturas dos tratamentos térmicos são:
- têmpera, de
- revenido, de
A dureza Rockwell C nos aços-liga pode ser superior à dos aços-carbono de cerca de 4 pontos, devido à presença dos elementos de liga.
As molas “semi-elípticas” de espessura superior a 1/8”, aplicadas principalmente na indústria automobilística, ferroviária e de equipamento agrícola, são obtidas a partir de aços-carbono ou aços-liga, das mesmas composições já estudadas, no estado laminado a quente ou recozido. As molas são conformadas a quente e depois de esfriadas são reaquecidas para a têmpera. A temperatura desses tratamento varia da faixa de 830 - 855 graus C para aços-carbono até 850- 900 graus C. O esfriamento é feito em óleo recirculando e mantido a temperaturas entre 40 e 60 graus C. O revenido, realizado imediatamente após a têmpera, é levado a efeito a temperaturas entre
De acordo com a deformação permanente tolerável, a dureza final dessas molas deve ser a seguinte (159):
- aços-carbono –
- aços-liga –
Também nas molas “semi-elípticas”, tanto de pequena como de grande espessura, as imperfeições superficiais devem ser evitadas, sobretudo em condições severas de serviço, pois tais irregularidades são, como se viu, os pontos iniciais de ruptura por fadiga.