Atenção

Fechar

Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Aços para Tubos

1 - Introdução

A importância dos produtos tubulares de aço na engenharia e na indústria deve-se sobretudo à diversidade do seu emprego; encanamentos de água, vapor, óleo, gás, ar comprimido, aquecimento; poços de água e de petróleo; fins estruturais e mecânicos; fins estruturais e ornamentais em construção, arquitetura e aplicações semelhantes; eletrodutos para fios elétricos e telefônicos, etc. Essas e inúmeras outras aplicações constituem um atestado da importância desses materiais.

 

Em princípio, pode-se considerar dois tipos fundamentais de produtos tubulares, tendo em vista seu princípio básico de fabricação:

 

- tubos inteiriços ou sem costura;

 

- tubos soldados ou com costura.

 

Os tubos sem costura são fabricados a partir de tarugos cheios de aço por processos diversos, geralmente perfuração, extrusão ou mandrilagem, podendo atingir diâmetros até cerca de 660 mm (26 polegadas).

 

Os tubos com costura são obtidos a partir de tiras de aço laminados a quente, cuja largura corresponde à circunferência do tubo e cuja espessura à espessura do tubo, as quais são aquecidas a elevada temperatura (correspondente à da soldagem do aço) e em seguida passadas através de uma matriz adequada que as dobra na forma de um cilindro, ao mesmo tempo que suas extremidades são soldadas de modo a ficar constituído o tubo. Há vários métodos de soldagem dos tubos com costura, os quais podem atingir até 762 mm (30 polegadas) de diâmetro.

 

De um modo geral, os tubos de aço são produzidos em grande variedade de dimensões desde 1/8 de polegada de diâmetro interno até 96 polegadas de diâmetro externo. A espessura do tubo também é variável, dando origem a classes diferentes de produtos, como de peso normal, extra-fortes, duplo-extra-fortes, de acordo com seu peso ou sua resistência, de modo a permitir uma seleção mais adequada e rigorosa tendo em vista a aplicação final, desde o eletroduto leve para os fios elétricos até os tubos para perfuração de poços de petróleo.

 

Freqüentemente, os tubos são estirados a frio, com os seguintes objetivos, entre outros:

 

- produzir paredes mais finas;

 

- produzir diâmetros muito pequenos;

 

- melhorar o acabamento superficial;

 

- obter tolerâncias dimensionais mais rigorosas;

 

- melhorar certas propriedades mecânicas, como resistência à tração;

 

- produzir formas diferentes da circular

 

Finalmente, muitos produtos tubulares de aço são recobertos superficialmente de uma camada de zinco, por galvanização, com o fim de melhorar sua resistência à corrosão.

« Voltar