Atenção

Fechar

Biblioteca

Aços & Ligas | Aço: Processos de Fabricação | Tratamentos Térmicos dos Aços

7 - Martêmpera, Austêmpera e Patenteamento

Martêmpera

A ocorrência simultânea de tensões térmicas associadas ao resfriamento rápido e das tensões causadas pela variação volumétrica associada à transformação martensítica causa trincas e distorções.

Quando a temperabilidade é suficiente, é possível realizar a têmpera com um rápido estágio de homogeneização da temperatura da peça antes de atingir Mi: é a martêmpera, onde um banho a cerca de 350 ºC permite igualar a temperatura entre a superfície e o centro da peça com o aço ainda no campo austenítico.

Prosseguindo o resfriamento obtém-se martensita com menor risco de trincas e distorções, não dispensando o revenimento.

Austêmpera

Austêmpera é o tratamento térmico isotérmico realizado am aços para o obtenção de microestrutura bainítica.

Como a microestrutura resultante é composta essencialmente por bainita, não exige a realização de revenimento posterior.

A austêmpera consiste no resfriamento rápido até o patamar de temperatura de transformação bainítica, o qual é então interrompido, sendo seguido pela manutenção a esta temperatura até a conclusão da transformação bainítica, seguida por resfriamento rápido.

Patenteamento

Patenteamento é um tratamento térmico realizado em produtos não planos de aços eutetóides, mais especificamente arames e fios, com o objetivo de produzir uma microestrutura de perlita fina.

Geralmente é realizado em banhos de sal ou em banhos de chumbo.

O patenteamento consiste no resfriamento rápido até a faixa das temperaturas mais baixas de transformação perlítica (pouco acima da transformação bainítica) , o qual é então interrompido, sendo seguido pela manutenção a esta temperatura até a conclusão da transformação perlítica, seguida por resfriamento rápido.

« Voltar