Atenção

Fechar

Banner
Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Ferros Fundidos Dúcteis ou Nodulares

1 - Introdução

O ferro fundido, dúctil ou nodular, caracteriza-se pela ductilidade, tenacidade e resistência mecânica. O característico mais importante, entretanto, relacionado com a resistência mecânica, é o limite de escoamento que é mais elevado no ferro fundido nodular do que no ferro cinzento, ferro maleável e mesmo nos aços-carbono comuns (sem elementos de liga).

 

A grafita do ferro fundido nodular apresenta-se na forma esferoidal (ver micrografias das figuras 243 e 244), forma essa que não interrompe a continuidade da matriz tanto quanto a grafita em veio, resultando na sua melhor ductilidade e tenacidade.

 

 

 

Fig. 243 – Aspecto micrográfico de ferro nodular; ferrita, perlita, nódulos de grafita, steadita e inclusões. Ataque: picral. Aumento: 100 x (Gentileza do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo).

 

 

 

 

Fig. 244 – Aspecto micrográfico de ferro fundido nodular perlítico: perlita, ferrita, nódulos de grafita e inclusões. Ataque: picral. Aumento: 100 x (Gentileza do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo).

« Voltar