Atenção

Fechar

Banner
Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Ferros Fundidos de Grafita Compactada

2 - Propriedades

A Tabela 180 (331) apresenta propriedades típicas desses materiais, de acordo com as estruturas e adições.

 

 

Tabela 180 – Propriedades mecânicas de vários tipos de ferros fundidos de grafita compactada, à temperatura ambiente.

 

 

 

 

A figura 242 (332) indica que a resistência à tração do ferro fundido de grafita compactada diminui à medida que aumenta o carbono equivalente; mas a velocidade de decréscimo dessa propriedade é menor do que no caso do ferro fundido cinzento.

 

 

 

Fig. 242 – Influência do carbono equivalente sobre a resistência à tração de ferro fundido cinzento, ferro nodular e ferro fundido de grafita compactada.

 

 

A elevação do teor de silício de 1,2 a 2,6% resulta num aumento do limite de resistência à tração, limite de escoamento e dureza, tanto na condição fundida como na recozida.

 

O limite de fadiga apresenta uma relação com a resistência à tração em torno de 0,45.

 

Num ferro fundido de grafita compactada de matriz predominantemente perlítica, a resistência à compressão é cerca de três vezes superior à resistência à tração.

 

O comportamento desse material a temperaturas de 500°c, sob o ponto de vista de dilatação e formação de casca de óxido é mais ou menos idêntico ao dos ferros fundidos cinzentos de composição semelhante. Contudo, a resistência à formação de casca de óxido e à expansão a 600°C é superior à do ferro fundido cinzento.

 

O ferro fundido de grafita compactada tem substituído com vantagens o nodular em aplicações em que este último não pode ser empregado devido sua condutibilidade térmica mais baixa e sua tendência de empenar (331). 

« Voltar