Atenção

Fechar

Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Ferros Fundidos Maleáveis

3 - Propriedades do ferro fundido maleável

A propriedade fundamental que distingue esta liga de ferro fundido cinzento comum é sua ductilidade, a qual, expressa em alongamento, pode ultrapassar 10%.

Por essa razão, é comum dizer-se que o ferro maleável é liga intermediária entre o aço e o ferro fundido cinzento.

Os maleáveis de núcleo branco e de núcleo preto são, em princípio, maleáveis ferríticos. A rigor, o de núcleo preto é o que apresenta maior importância tecnológica.

O maleável de núcleo branco, especificado pelas normas alemãs (DIN-1692), apresenta, dependendo dos diâmetros dos corpos de prova ensaiados (portanto das secções das peças fundidas), valores de limite de escoamento que devem ser superiores a 20 kgf/mm2 (200 MPa), de limite de resistência à tração mínima de 34 a 35 kgf/mm2 (330 a 340 MPa), com alongamentos medidos em 3d que variam de 3 a 10%.

O maleável americano é coberto por três especificações da ASTM, conforme a Tabela 177 mostra (328).

 

Tabela 177 – Propriedades do ferro fundido maleável

 

 (Clique na Tabela para ampliá-la)

 

As aplicações típicas dessas classes são as seguintes:

- ASTM A 147 – serviços gerais para boa usinabilidade e resistência ao choque; flanges, tubos, peças de válvulas e acessórios diversos para equipamento ferroviário, equipamento naval e outros serviços pesados até temperaturas de 345°C;

- ASTM A 197 – acessórios de tubos e peças de válvulas para serviços de pressão;

- ASTM A 220 – aplicações gerais a temperaturas normais e elevadas;

- ASTM A 602 e SAE 5158 – peças de automóveis e compressores, como alojamentos de mecanismos de direção, virabrequins, bielas, certas engrenagens, tampas de mancais, componentes de transmissão automática, cubos de rodas etc.

A Associação Brasileira de Normas e Técnicas, por intermédio de suas especificações PEB-128, estabelece as condições e as propriedades que devem ser satisfeitas pelas peças de ferro fundido maleável de núcleo branco e de núcleo preto, respectivamente, para usos gerais.

 Os característicos mecânicos desses maleáveis, de acordo com as normas brasileiras mencionadas, estão representados na Tabela 178.

 

Tabela 178 – Propriedades dos ferros maleáveis de núcleo branco e preto, segundo as normas ABTN

 

 

 (Clique na Tabela para ampliá-la)

« Voltar