Atenção

Fechar

Banner
Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Ferros Fundidos - Generalidades

6 - Componentes estruturais dos ferros fundidos

O mais importante é a grafita, por ser o elemento que determina fundamentalmente os característicos mecânicos dos ferros fundidos. Costuma-se comparar os ferros fundidos aos aços, chamando-os de aços contendo grafita em veios, pois, a rigor, os outros constituintes estruturais importantes – cementita, perlita e ferrita – são os constituintes básicos dos aços. A razão por que os ferros fundidos apresentam propriedades tão distintas das dos aços reside no fato dos veios de grafita constituírem uma solução de continuidade na estrutura ou matriz básica do material ou, em outras palavras, interrompem a uniformidade ou continuidade dessa matriz.

 

A ASTM (American Society for Testing Materials) e a AFS (American Foundrymen’s Society) (297) (298) classificam o aspecto e a forma de apresentação da grafita em cinco tipos, como se segue:

 

A – irregular desorientada

 

B – em roseta

 

C – desigual irregular

 

D – interdentrítica desorientada

 

E – interdentrítica orientada

 

representados esquematicamente na Fig. 217.

 

 

 

Fig 217 – Forma e distribuição dos veios de grafita, segundo as normas da ASTM e da AFS.

 

 

Do mesmo modo, essas Asociações classificam a grafita, pelas suas dimensões, em oito tamanhos, de 1 a 8, correspondendo o n° 1 às dimensões maiores (veios mais longos) e o n° 8 às dimensões menores.

 

Os outros constituintes normais – ferrita, cementita e perlita – já são conhecidos, pois foram descritos anteriormente.

 

A ledeburita, que ocorre nos ferros fundidos brancos, é um constituinte formado de pequenos glóbulos de perlita sobre um fundo de cementita; por isso apresenta elevada dureza.

 

A steadita é um constituinte de natureza eutética, compreendendo partículas de fosfeto de ferro Fe3P e carboneto de ferro Fe3C, com baixo ponto de fusão (inferior a 982°C). Ocorre em áreas interdendríticas, formando uma segregação, pois essas áreas são as últimas que solidificam. A steadita ocorre quando a quantidade de fósforo presente é superior a 0,15%. É muito dura e frágil. Seu aspecto micrográfico é o da Fig.215.

« Voltar