Atenção

Fechar

Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Aços para Fins Elétricos e Magnéticos

1 - Introdução

A utilização dos aços para fins elétricos e magnéticos só pode ser discutida com base em suas propriedades magnéticas. As propriedades mecânicas e químicas que têm constituído as características para a comparação dos materiais até aqui estudados em princípio podem ser ignoradas.

 

A aplicação dos materiais magnéticos é das mais extensas no campo da indústria elétrica, exigindo-se propriedades especiais tanto no caso de um pequeno motor para relógio elétrico, como no de um motor de grande potência para acionamento de um laminador, ou no caso de um transformador de alta freqüência para rádio comunicação, ou de alta potência para uma rede de distribuição de força. Particularmente nestes casos em que se lidam com potências extremamente baixas, ou extremamente altas,é que as exigências quanto às propriedades magnéticas e elétricas se tornam mais imperativas.

 

Até poucos anos atrás, as companhias de equipamentos elétricos faziam seus produtos de um modo mais ou menos empírico, louvando-se apenas em sua experiência industrial. Com o atual desenvolvimento das aplicações desses materiais, despertou-se o interesse dos pesquisadores, tanto no campo fundamental, como no de novas aplicações, desenvolvendo-se o conhecimento das propriedades desses materiais, que permitiu a compreensão de certos fenômenos e a correlação entre magnetismo, composição química e estrutura.

 

Como o estudo dos materiais incluídos neste capítulo só poderá ser feito por intermédio de suas propriedades magnéticas, é conveniente que se faça uma rápida recordação do significado físico dessas propriedades.

« Voltar