Atenção

Fechar

Biblioteca

Aços & Ligas | Aços e Ferros Fundidos | Aços Resistentes à Corrosão

13 - Novos desenvolvimentos no campo dos aços inoxidáveis

A Sandvik desenvolveu um aço austenítico contendo 0,08% de carbono, 1,70% de fósforo max., 0,030%  de enxofre max., 21% de cromo, 11,0% de níquel, 0,17% de nitrogênio e 0,04% de terras raras (250). O aço, sob o ponto de vista de propriedades mecânicas assemelha-se ao 18-8, às temperaturas mais baixas. Nesse aço, a resistência à fluência é melhorada pela formação de carbonetos do tipo M23C6 pela reação de carbono com cromo. Do mesmo modo, o nitrogênio forma com o cromo o nitreto Cr2N que, como a M23C6, contribui para melhorar a resistência à fluência, mediante endurecimento por precipitação. O nitrogênio estabiliza a estrutura austenítica e reduz a tendência à formação da fase sigma. O silício confere boa resistência à oxidação, através do SiO2, que se localiza na camada oxidada superficial, devido sua baixa permeabilidade aos íons metálicos e sua boa adesão ao metal-base. Finalmente, os metais das terras raras favorecem o crescimento do SiO2, contribuindo para melhorar a resistência à oxidação e à carburização a temperaturas até 1150°C.

A aplicação desse tipo de aço é feita onde se requer, além da alta resistência à corrosão, elevada resistência à fluência, de modo que se admite que esse aço possa substituir o tipo 25Cr-20Ni. Entre as principais aplicações incluem-se: equipamentos das indústrias metalúrgicas, petroquímicas e de geração de energia elétrica, tais como recuperadores de calor, pré-aquecedores de gás, fornos para tratamentos térmicos, queimadores, tubos de proteção de pares termoelétricos, etc.

A Allegheny apresenta aços inoxidáveis ferríticos como alternativa técnica e econômica para aços inoxidáveis austeníticos (250). São os tipos designados por:

E-Brite 26-1, com 26% de cromo e 1% de molibdênio;

AL-29-4-2, com 29% de cromo, 4% de molibdênio e 2% de níquel.

Ambos resistem ao ataque por parte de cloretos, álcalis, ácido nítrico, uréia, aminas e ácidos orgânicos. O tipo 29-4-2 possui grande resistência à ação de ácidos redutores diluídos e o 26-1, devido ao seu alto teor de cromo, apresenta excelente resistência à oxidação a alta temperatura.

Outros tipos desenvolvidos pela Uddeholm e pela Crucible apresentam as seguintes composições respectivamente:

25Cr – 4Mo – 4Ni

26Cr – 3Mo – 2Ni

Aplicados, ambos, em sistemas de recirculação de água de resfriamento nas usinas de papel e celulose.

Alguns aços inoxidáveis desenvolvidos na Europa estão representados na Tabela 128 (251).

 

Tabela 128 – Seleção de ligas inoxidáveis de alta tecnologia

 

Material

Cronifer 1805 LC

Cronifer 2205

Cronifer 1713 LCN

Cronifer 2328

Cronifer 2522 LCN

Cronifer 1925 LC

« Voltar