Atenção

Fechar

Naval & Ferroviário

Chega ao Porto do Açu navio que vai exportar minério do Minas-Rio

Ibama concedeu 'Licença de Operação' para o Projeto Minas-Rio.

Letícia Bucke

Na expectativa pela primeira exportação de minério de ferro, chegou nesta quarta-feira (22) ao Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, o navio cargueiro "Key Light", que fará o transporte da carga do projeto Minas-Rio para o mercado internacional. Com previsão para funcionar até o final de 2014, o empreendimento, que dependia de licenças ambientais, conseguiu junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), a 'Licença de Operação'. Uma data específica ainda não foi divulgada pela empresa Anglo American, responsável pelo projeto.

Na primeira fase do Minas-Rio, a capacidade máxima de produção prevista é de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. A embarcação “Key Light” tem capacidade de carregamento de até 80 mil toneladas. A Anglo American realizou em agosto de 2014, o primeiro teste com o mineroduto do Minas-Rio.

Com o início das atividades, São João da Barra passará a arrecadar cerca de 2,5% do Imposto sobre Serviço de tudo que será exportado. A previsão é de que o empreendimento do Porto do Açu gere, em média, 10 mil empregos diretos no período de um ano. Número que representa cerca de um terço da população de São João da Barra.

Fonte: G1
Seção: Naval & Ferroviário
Publicação: 23/10/2014

Notícias relacionadas

Estaleiros veem demanda por supplies e esperam contratações para Transpetro ainda em 2024

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

Porto de Santos tem novo serviço para atender demandas da indústria automotiva

Visita técnica da ANTT atesta avanços nas obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

Expansão da malha ferroviária amplia demanda por engenheiros na Bahia