Atenção

Fechar

Siderurgia & Mineração

Nippon Steel quer ampliar capacidade no Japão e no Brasil

TÓQUIO (Reuters) - A Nippon Steel, segundo maior grupo siderúrgico do mundo, está considerando expandir a capacidade de suas usinas no Japão e afirmou que vai participar de uma nova usina integrada de aço da Usiminas .

A empresa quer ampliar sua produção de aço para acompanhar a gigante do setor, ArcelorMittal, afirmou o presidente da companhia, Akio Mimura, nesta quarta-feira.

A Nippon Steel tem gradualmente elevado sua capacidade no Japão por meio da redução de gargalos produtivos, ampliação de fornos durante reparos e compartilhamento de produção com seus aliados para fazer frente ao aumento da demanda gerada por montadoras de carros, construtoras de navios e outras indústrias do país.

No Brasil, a companhia é sócia da Usiminas com 24,7 por cento do grupo de controle. A siderúrgica mineira planeja expansão de 5,5 milhões de toneladas de aço até 2015, com aumento de capacidade de sua usina em Ipatinga, de 5 para 7,5 milhões de toneladas de aço em 2011, e da Cosipa, de 4,5 para 7,5 milhões de toneladas de placas de aço entre 2014 e 2015, informou a assessoria da Usiminas.

Segundo a assessoria, a expansão da Cosipa é considerada como uma nova usina porque será um anexo à planta já existente e vai aumentar a produção de placas da empresa em 3 milhões de toneladas.

Falando à imprensa, o executivo da Nippon disse que a companhia está estudando também planos para aumento da capacidade da usina de Kimitsu, perto de Tóquio, e da usina de Yahata, em Kyushu, no sul do Japão.

Mimura não comentou detalhes sobre os planos.

A Nippon Steel definiu meta de ampliar sua produção doméstica de aço bruto para mais de 40 milhões de toneladas por ano no exercício que se encerra em março de 2009, incluindo as produções da sua aliada Sumitomo Metal Industries e companhias do grupo.

As expansões em Kimitsu e Yahata não estão incluídas nessa meta.

(Por Yuko Inoue e Denise Luna)

Fonte: Reuters
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 13/12/2007

Notícias relacionadas

Atualização: Gerdau não tem previsão de retomada de duas fábricas no Sul

Começa a operar estação de água instalada em usina de aço para abastecer Sapucaia e Esteio

UE inicia investigação sobre importação de aço da China

Grupo Aço Cearense abre inscrições para a 2ª Chamada de Open Innovation do Programa Inovar 2024

EUA e Brasil vão anunciar parceria em minerais críticos para transição energética em novembro, diz embaixadora