Atenção

Fechar

MRS Logística reativa ramal para a Votorantim

A ampliação da capacidade de produção de celulose da Votorantim Celulose e Papel (VCP), em Jacareí, viabilizou a reativação do antigo ramal ferroviário da Rede Ferroviária Federal S. A., hoje concedida à MRS Logística, no trecho entre Jacareí e Mogi das Cruzes. A operação da linha desativada há mais de sete anos, envolvendo a recuperação de 24 km de linha, a adaptação de 80 vagões para atender ao novo fluxo de transporte e a construção de um terminal dentro da VCP, exigiu um investimento de R$ 37 milhões.

Menos 72 carretas na estrada

Os recursos, de acordo com Rodrigo Barbosa, da MRS, foram compartilhados entre a empresa e a VCP. A reativação da antiga malha ferroviária na região do Vale do Paraíba, além de funcionar como canal de escoamento e transporte de produtos da Votorantim, eliminará a circulação diária de 72 carretas nas estradas e vias congestionadas entre Jacareí e o porto de Santos.

Segundo o presidente do conselho de administração da VCP, José Roberto Ermírio de Moraes, a companhia pretende transportar 700 mil toneladas de celulose por ano através da nova linha férrea. 'Trata-se de um sistema modal de logística bastante competitivo que resgatou uma alternativa de transporte da qual o Brasil não pode abrir mão'.

A reativação desse ramal, segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem um papel importante na retomada do desenvolvimento ferroviário brasileiro e na preservação da sua história, contribuindo para desafogar o intenso tráfego das rodovias e melhorando significativamente a segurança das estradas. 'Hoje a celulose sai da fábrica de Jacareí sem ser embarcado em nenhum caminhão', ressalta o governador.

Com a extensão do ramal da MRS até o interior da VCP os vagões podem entrar no depósito da fábrica para carregar a mercadoria e transportá-la até Mogi das Cruzes e dali para o Porto de Santos, onde a empresa conta com um terminal privativo de exportação. O investimento feito pela VCP e MRS também incluiu o desenvolvimento de vagões para cargas especiais e a recuperação de outros equipamentos, tanto material rodante como de sinalização.

A nova logística de transporte da celulose, segundo a VCP, será fundamental para o projeto de ampliação das vendas do produto no mercado internacional, já que a unidade de Jacareí responde por 90% das exportações de celulose da Votorantim que, por sua vez, é a maior empresa brasileira do setor, seguida pela Aracruz Celulose, do Espírito Santo.

Frete 25% mais barato

Outra vantagem citada pela empresa no transporte por ferrovia está relacionada ao fluxo logístico. 'Agora fazemos apenas dois carregamentos para escoar uma média de 2,5 mil toneladas diárias de celulose, o que representou uma redução de 25% do custo do frete operacional e a eliminação do problema ambiental que teria com os caminhões congestionando e poluindo as rodovias', explicou o diretor de Logística Integrada da VCP, Nelson Zanella.

A recuperação do ramal, segundo a VCP, também poderá beneficiar outras empresas da região do Vale do Paraíba - altamente industrializado e de perfil exportador - que tenham interesse em utilizá-lo para seus produtos.

Fonte: Gazeta Mercantil
Seção:
Publicação: 19/08/2003

Notícias relacionadas

Minério de ferro recua, mas fecha semana com ganhos após melhora da demanda na China

Geladeira que esfria usando músculos artificiais já gela uma cerveja

Otimização do Processo Fermentativo: aumento da conversão, do rendimento e da produção de etanol

O efeito devastador de ignorar os talentos

Líderes de cibersegurança dizem que falta entendimento do C-level