|
Defeitos de fundição: Dependem de todos para serem resolvidos/eliminados.
A análise de um defeito de fundição, tem que ser realizada cuidadosamente , avaliando todas as etapas do processo para se poder definir as causas e as ações corretivas. Alguns defeitos são claramente detectados e as causas bem definidas, mas mesmo assim é muito importante avaliar todos as possíveis variáveis que originaram o defeito.
1) Avaliar árvore da peça que foi fundida.Isto porque ela mostra todo o caminho percorrido pelo metal, rebarbas da ferramenta (modelo x macho).O ideal é verificar antes de jatear e depois de jateado.
2) Acompanhar fechamento dos moldes, verificar alguma interferência.
3) Controlar bem as características das areias, utilizadas seja qual for o processo, este controle se faz necessário:
3a) evitar alto teor de resina.
3b) evitar alto teores de finos.
3c) evitar alto teores de umidade , pó de carvão , argila.
3d) controle da composição química.
3e) controle da carga.
3f) controle da temperatura de vazamento.
3g) cuidados durante o vazamento
3h) cuidados na preparação da carga.
Com estes controles bem definidos e controlados , defeitos como bolha de gases, rechupes,escamas, resíduos de areia e outros serão eliminados.
4) Cuidados operacionais: desde a confecção dos machos , confecção dos moldes , preparação das areias , manutenção dos ferramentais , vazamento .Todos os cuidados e procedimentos devem ser seguidos a risco, isto porque vai definir a sanidade da peça fundida.
Os operadores conhecem todas as operações, então isto faz com que qualquer anomalia seja percebida e avisada para correção.
É muito importante em todas as etapas do processo ter rastreamento e histórico para que a análise do defeito e sua resolução seja a mais rápida possível. Depende de cada área o controle de suas fabricações para que possa eliminar o problema na raiz. É importante que todos os setores não desviem o problema e sim participem em grupo para a resolução do mesmo.
|